segunda-feira, 24 de abril de 2017

Conflito entre Jacó e Labão (Sogro) x Fuga de Jacó para a sua terra natal




Querido Deus, obrigada por ser tão compreensivo com os seus filhos, obrigada Pai pela tua misericórdia de sempre. Que o Espírito Santo se faça presente no estudo de hoje, dando direcionamento ao nosso entendimento. Obrigada Jesus por não desistir de nós, amém!

Olá queridos filhos de Deus, desculpa pela ausência de uma semana. Graças a Deus voltamos hoje com muita vontade de passar para vocês todo conhecimento que envolve a Bíblia. Então, continuem seus estudos conosco. Semana passada, tivemos uma semana de puro conteúdo verdadeiro e impactante, concorda? O que impactou em sua vida depois de descobrir a verdade da nossa origem (Ser humano)? Depois de descobrir várias verdades, você se sentiu intrigada (o) em conhecer mais de Deus? E de Jesus? E do Espírito Santo? E da Trindade? Esperamos que sim!

Vamos retornar? Paramos na família de Jacó

Jacó e Labão fazem um trato

Depois do nascimento de José (filho de Raquel, a sua amada), Jacó disse a Labão: Deixe-me voltar para a minha terra, dê-me os meus filhos e as minhas mulheres, e o que ganhei trabalhando para o senhor, e eu irei embora. Labão tentou convencer Jacó em ficar, mas, o mesmo não aceitou, devido em ter ficado tanto tempo trabalhando e sendo enganado como foi por Labão. E o aumento das riquezas de Jacó foi resultado de sua capacidade de observação, do conhecimento dos métodos básicos de procriação e, acima de tudo, das bênçãos de Deus.  

Jacó foge de Labão

Jacó ficou sabendo do que os filhos de Labão andavam dizendo o seguinte: Jacó está tirando tudo o que é do nosso pai. É às custas do nosso pai que ele está ficando rico. Jacó também notou que Labão já não se mostrava tão amigo como antes. Então o Senhor Deus disse a Jacó: Volte para a terra de seu Pai, onde estão os seus parentes. Eu estarei com você. Em seguida, Jacó mandou chamar Raquel e Lia para que viessem ao campo, onde ele estava com as suas ovelhas e cabras. E relatou o ocorrido para as suas respectivas mulheres, e pela primeira vez, Lia e Raquel concordaram com um plano de ação de fuga.
Labão havia ido para outro lugar a fim de cortar a lã das suas ovelhas, e, enquanto ele estava fora, Raquel roubou roubou as imagens dos deuses da casa dele (por serem parte da herança, Raquel pode ter considerado que eram seus por direito, em especial tendo em vista o fato de que não havia recebido nada). Foi assim que Jacó, sem avisar que ia embora, enganou Labão, o arameu, fugindo com tudo o que tinha. Atravessou o rio Eufrates e foi na direção da região montanhosa de Gileade.

Labão vai atrás de Jacó

Três dias depois Labão ficou sabendo que Jacó havia fugido. Ele reuniu seus parentes e foi atrás de Jacó e com sete dias, Labão conseguiu alcançar na região montanhosa de Gileade. Naquela noite Deus apareceu num sonho a Labão, o arameu, e disse: Cuidado, não faça nada com Jacó. O diálogo entre Labão e Jacó é cheio de acusações e afirmações. Labão chegou a fazer uma busca no acampamento para encontrar os ídolos do lar, mas não conseguiu acha-los por causa da atitude esperta de Raquel (sentou em cima dos deuses e falou para o pai que não podia cumprimentá-lo devido a sua menstruação). Reconhecendo leis posteriores de pureza sobra a menstruação, Raquel ao afirmar que estava menstruada, na verdade, ridicularizou aqueles deuses.

Jacó não gostou das acusações do Labão. Mas com muita conversa, fizeram as pazes e cada um seguiu o seu caminho.



Amanhã falaremos sobre a reconciliação de Jacó com Esaú (irmão). Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?