quarta-feira, 26 de abril de 2017

A mudança do nome de Jacó para Israel após ver Deus face a face




Senhor Deus, faz com que os teus filhos tenham entendimento dos temas abordados hoje de forma clara, sem entrelinhas e sem complexidade, e que, o Seu Santo Espírito, nos direcionem para o caminho da verdade, libertando da corrente que nos aprisionam. Obrigada Jesus por nunca desistir de seus Filhos, amém!

Continuando...

Jacó faz planos para o encontro com Esaú (seu irmão)

Jacó estava continuando a sua viagem quando alguns anjos de Deus foram encontrar-se com ele. Quando os viu, disse: Este é o acampamento de Deus. Por isso pôs naquele lugar o nome de Maamim.

Então, Jacó enviou mensageiros adiante, a fim de se encontrarem com Esaú e lhe darem a mensagem que estava a caminho juntamente com as esposas, filhos e tudo o que ele adquiriu no tempo que morou com Labão, seu tio. Depois Jacó fez esta oração: Deus de meu Avô Abraão e Deus de meu pai Isaque, me mandaste voltar para a minha terra e para os meus parentes, prometendo que tudo correria bem para mim. Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado. Quando atravessei o rio jordão, eu tinha apenas um bastão e agora estou voltando com estes dois grupos de pessoas e animais. Ó Senhor, eu te peço que me salves do meu irmão Esaú. Tenho medo de que ele venha e me mate e também as mulheres e as crianças. (esse medo é devido a traição que Jacó cometeu com o seu irmão Esaú junto com a sua mãe no leito de morte do pai Isaque). Naquela noite Jacó dormiu ali.

Jacó separou vários grupos para ir de encontro com o seu irmão e com eles alguns presentes para Esaú, como animais, por exemplo. Jacó estava pensando assim: “Vou acalmar ele com esses presentes que irão na minha frente, e, quando encontrarmos, talvez ele me perdoe”. O presente de Jacó era imenso e tinha objetivo de sugerir a Esaú que ele não tinha a intenção de reivindicar seu direito de primogenitura e pacificar o irmão de quem havia se distanciado.

A luta de Jacó em Peniel

Naquela mesma noite Jacó se levantou e atravessou o rio Jaboque, levando consigo as suas duas mulheres, as suas duas concubinas e os seus onze filhos. Depois que as pessoas passaram, Jacó fez com que também passasse tudo o que era seu, mas ele ficou para trás, sozinho. Aí veio um homem que lutou com ele até o dia amanhecer. Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar. Então o homem disse: Solte-me, pois já está amanhecendo. Jacó respondeu: Não solto enquanto o senhor não me abençoar. Aí o homem perguntou: Como você se chama? Jacó, respondeu ele. Então o homem disse: O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu, por isso o seu nome será Israel. Agora diga-me p seu nome, pediu Jacó. E o homem respondeu: Por que você quer saber o meu nome? E ali abençoou Jacó. Então Jacó disse: Eu vi Deus face a face, mas ainda estou vivo. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel, e manquejava de uma coxa. Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril. O novo nome de Jacó marca uma mudança significativa. Jacó viu face a face de Deus na escuridão absoluta da noite. Somente as “costas” (Êx 33:23), os “pés” (Êx 24:10) e a “forma” (Nm 12:8) puderam ser vistos. Peniel (Face de Deus) reflete a experiência de Jacó.

O Encontro de Esaú e Jacó

Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos (os preparativos da viagem refletem as divisões claras e a hierarquia da família de Jacó). E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão (prostrar-se sete vezes revela submissão total). Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou, arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou, e choraram (os temores de Jacó não tinham fundamentos. Deus não havia trabalhado somente nele, mas também em Esaú e o abençoara.

Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, e armou a sua tenda junto da cidade. A parte do campo, onde armara a sua tenda, ele a comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro. E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, O Deus de Israel.



Amanhã tem a continuação, fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?