sexta-feira, 24 de março de 2017

Deus chama Abrão e lhe faz promessas




Um pequeno resumo para você entender como era a família de Abrão.

Tera era pai de Abrão, de Noar e de Harã. Harã foi o pai de Ló. Tera ainda vivia quando o seu filho Harã (pai de Ló) morreu na Babilônia, na cidade de Ur, onde havia nascido.

Abrão casou com Sarai, e Noar casou com Milca. Milca e Iscá eram filhas de Harã (Noar casou com a sua sobrinha). Sarai não tinha filhos, pois era estéril. Tera saiu da cidade de Ur, na Babilônia, para ir até a terra de Canaã, e levou junto o seu filho Abrão, o seu neto Ló e a sua nora Sarai. E Tera morreu em Harã, com a idade de duzentos e cinco anos.

Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão: Saia da tua terra, do meu meio dos seus parentes e da casa de seu pai e vá para uma terra que te mostrarei. De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome e você será uma benção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todas as famílias da terra (O papel de Abrão era ser um meio pelo qual o Senhor abençoaria “todas as famílias da terra”. Conquanto Deus tenha escolhido inicialmente um homem e sua família, seu propósito final era alcançar toda a humanidade com a sua graça e suas bênçãos).

Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor, e Ló (seu sobrinho, filho do seu irmão Harã), foi com ele e todas as riquezas e escravos que havia conseguido em Harã. Tinha Abrão 75 anos quando saiu de Harã. (Abrão começou uma longa jornada em obediência à ordem de Deus).  Abrão atravessou o país até que chegasse a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré. Naquele tempo os cananeus viviam nessa região. Ali o Senhor apareceu a Abrão e disse: Darei a tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao senhor, que lhe aparecera. Depois disso, Abrão foi para a região montanhosa que fica a leste da cidade de Betel e ali armou a sua tenda. Ali edificou um altar para o Senhor e invocou o nome do Senhor. Dali ele foi andando de um lugar para o outro, sempre na direção sul da terra de Canaã. (Percebeu que todo lugar que Abrão armava a sua tenda, ele levantava o alta para adorar o Senhor Deus? E quando ele ia embora, deixava este alta no lugar. Fazia isso em toda a sua parada).

Abrão no Egito

Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande que Abrão foi morar por algum tempo no Egito. Quando ia chegando no Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher: Você é uma mulher formosa de aparência, os egípcios quando te virem vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Diga então que é minha irmã, assim por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem. Sarai foi levada a casa de Faraó. Este por causa dela o rei tratou bem, Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Porém o Senhor puniu Faraó e sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Chamou, pois Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isso que me fizeste? Por que não me disse que era ela tua mulher? E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser a minha mulher. Agora, pois, es a tua mulher, toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens e levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas coisas que eram dele.

Abrão e Ló (sobrinho) se separam

Saiu, pois, Abrão do Egito para Neguete, sul de Canaã, ele e a sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. Era Abrão muito rico, possuía gado, prata e ouro. Ló que ia com Abrão também tinha rebanhos, gado e tendas. Não havia pastos que dessem para os dois ficarem juntos, pois eles tinham muitos animais. E os empregados de Abrão e de Ló começaram a se estranhar. Abrão falou para Ló que não era bom ficar brigando, então vamos nos separar. (quem brigavam era os homens que cuidavam dos animais de ambos e não Abrão e Ló). Escolha a terra. Ló escolheu morar nas cidades do vale. Ló foi acampando até chegar em Sodoma, onde vivia gente má, que cometia pecados horríveis contra o Senhor Deus.

Promessa de Deus a Abrão

Disse o senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente, porque toda essa terra que vês, eu te darei, a ti e a tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como pó da terra, de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura, porque eu te darei. E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar perto da árvore sagrada de Manre, na cidade de Hebrom, e levantou ali um altar ao Senhor.

E aí, está conseguindo assimilar os assuntos? Espero que sim! No domingo tem a continuação dessa história.



Até lá e um feliz Sábado, dia do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?