segunda-feira, 27 de março de 2017

Sarai, Agar e Ismael – Entenda mais sobre o que aconteceu de fato




Sarai a mulher de Abrão, não lhe dava filhos, por conta da sua infertilidade. Ela possuía uma escrava egípcia, que se chamava Agar. Um dia Sarai disse a Abrão, seu esposo: Já que o Senhor Deus tem me impedido de dar à luz, toma a minha serva, e assim, me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão concordou com o plano de Sarai, e assim ela lhe deu Agar para ser a sua concubina. Isso aconteceu quando já fazia dez anos que Abrão estava morando em Canaã. Abrão teve relações com Agar e ela ficou grávida. E quando descobriu que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para Sarai, a sua dona. Aí Sarai disse a Abrão: Por sua culpa Agar está me desprezando. Eu mesma a entreguei nos seus braços, e, agora que sabe que está grávida, ela fica me tratando com desprezo.  Que o Senhor Deus julgue quem é culpado, se é você ou sou eu. Então Abrão respondeu: A tua serva está em tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu da sua presença.

Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. Então lhe disse o Anjo do Senhor: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. Concebeste e dará à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. Ele será entre os homens, como um jumento selvagem, ele lutará contra todos e todos lutarão conte ele, e ele viverá longe dos seus parentes. Então Agar deu ao Senhor este nome: “O Deus que me vê”. Isso porque ele havia falado com ela, e ela havia perguntado a sim mesma: “Será verdade que eu vi aquele que Me Vê”? É por isso que este poço fica entre Cades e Berede, é chamado de “Poço Daquele Vive e me Vê”.

Nascimento de Ismael: Agar deu à luz um filho a Abrão, e ele pôs no menino o nome de Ismael. Abrão tinha oitenta e seis anos quando Ismael nasceu.

Deus muda o nome de Abrão para Abraão

Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo. Eu farei a minha *aliança com você e lhe darei muitos descendentes. Então Abrão se ajoelhou e prostrou o rosto no chão, e Deus lhe disse: Eu faço com você está aliança: prometo que você será o pai de muitas nações. Daqui em diante o seu nome será Abraão e não mais Abrão, pois, eu vou fazer com que você seja pai de muitas nações. A aliança que estou fazendo para sempre com você e com os seus descendentes é o seguinte: Eu serei sempre o Deus de você e o Deus dos seus descendentes. Darei a você e a eles a terra onde você está morando, como estrangeiro. Toda a terra de Canaã será para sempre dos seus descendentes, e eu serei o Deus deles.

Deus muda o nome de Sarai para Sara

Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. Eu abençoarei e darei a você um filho, que nascerá dela. Sim, eu a abençoarei, e ela será mãe de nações, e haverá reis entre os seus descendentes. Abraão se ajoelhou e prostrou o rosto no chão e começou a rir ao pensar assim: “Por acaso um homem de cem anos pode ser pai? E será que Sara, com os seus noventa anos, poderá ter um filho? ” Então Abraão disse a Deus o seguinte: Quem dera que Ismael abençoado por ti.  E Deus falou: O que eu disse foi que Sara, a sua mulher, lhe dará um filho. E você o chamará de Isaque. Eu manterei a minha aliança com ele e com os seus descendentes, para sempre. E Sara dará luz nesta mesma época, no ano que vem.

Pratica-se a circuncisão

Tomou, pois, Abraão a seu filho Ismael, e a todos os escravos nascidos em sua casa, e a todos os compradores por seu dinheiro, todo macho dentre os de sua casa, e lhes circuncidou a carne do prepúcio de cada um, naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara. Tinha Abraão noventa e nove anos de idade, quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio. Ismael, seu filho com Agar, era treze anos, quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio. Ambos foram circuncidados no mesmo dia. E também todos os homens da sua casa, tanto os escravos nascidos nela como comprados por dinheiro ao estrangeiro.

O Senhor e dois anjos aparecem a Abraão

O Senhor Deus aparece a Abraão no bosque sagrado de Manre. Era a hora mais quente do dia, e Abraão estava sentado na entrada da sua tenda. Ele olhou para cima e vou três homens de pé na sua frente. Quando os viu, correu ao encontro deles, ajoelhou-se e prostrou o rosto no chão e disse: Senhores, se eu mereço a sua atenção, não passem pela a minha humilde casa sem me fazerem uma visita. Vou mandar trazer água para lavarem os seus pés, e depois os senhores descansarão aqui debaixo da árvore. Também vou trazer pouco de comida, e assim terão forças para continuar a viagem. Eles responderam: Está bem, nós aceitamos. Então lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda. Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano, e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade, e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também, o meu senhor, terei ainda prazer? Então o Senhor perguntou a Abraão: Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para ter um filho? Será que para o Senhor há alguma coisa impossível? Pois, como eu disse, no ano que vem virei visitá-lo outra vez. E nessa época, Sara terá um filho. Ao escutar isso, Sara ficou com medo e quis negar, dizendo que não estava rindo, mas o Senhor afirmou que estava rindo sim.

O estudo está tranquilo? Tem alguma dúvida? É só perguntar no campo comentário, certo!



Amanhã falaremos sobre a destruição de Sodoma e Gomorra! Esperamos por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?