sexta-feira, 10 de março de 2017

GÊNESES – O primeiro livro de Moisés


         Fala sobre:
     
              História antiga: foco na humanidade como um todo (1:1 – 11:26)

a.       A criação perfeita de Deus (1.1 – 2:25)
b.      A queda da humanidade (3:1 – 24)
c.       A morte entra no mundo (4:1 – 26)
d.      Resolvendo o intervalo temporal: genealogia de Adão e Noé (5:1 -32)
e.      O dilúvio e a aliança (6:1 – 9:29)
f.        Dispersão das nações (10:1- 11:26)

História dos patriarcas: foco em uma única linhagem familiar (11:27 – 50:26)

a.       A história de Abraão (11:27 – 25:28)
b.      A história de Isaque (25:19 – 26:35)
c.       A história de Jacó (27:1 – 35:29)
d.      Os descendentes de Esaú (36:1 – 43)
e.      José e seus irmão (37:1 – 50:20)

Capítulo 1: A criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há.

No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas (escuridão) sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas (escuridão). Chamou Deus à luz de Dia e às trevas de Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia (esse foi o primeiro dia).

E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e águas sobre o firmamento. (Deus fez a divisão e separou em duas partes, uma parte ficou abaixo da divisão e a outra parte a cima da divisão e essa divisão Deus chamou de céu). E assim se fez. Houve tarde e manhã e manhã, o segundo dia (esse foi o segundo dia).

Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. À porção seca Deus chamou de Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E disse: Produza a terra todo tipo de vegetais, isto é, plantas que deem sementes e árvores que deem frutas! E assim aconteceu. A terra produziu todo o tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia (esse foi o terceiro dia).

Disse também Deus: Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos, e as estações. Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra.  E assim aconteceu. Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas. Deus pôs essas luzes no céu para iluminarem a terra, para governarem o dia e a noite e para separarem a luz da escuridão. E Deus viu o que havia feito era bom. Houve tarde e manhã, o quarto dia (esse foi o quarto dia).

Depois Deus disse: Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e que na terra haja aves que voem no ar. Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoarem as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E Deus abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas doa mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Houve a tarde e manhã, o quinto dia (esse foi o quinto dia).

Deus disse: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela a terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus, o criou; homem e a mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rastejam pela terra. E disse ainda Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e de todas as árvores em que há frutos que dê sementes; isso vos será mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimentos. E assim se fez. Viu Deus tudo o que fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia (esse foi o sexto dia).

Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

Para reflexão: Deus é bom, perfeito e maravilhoso, tudo o que ele faz, existe perfeição e muito amor. Então, se permita que esse amor entre em sua vida e deixe Deus transformar você.



Vamos continuar com os estudos? Amanhã tem mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?