quinta-feira, 30 de março de 2017

Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra (Cidades do Pecado)




Pai querido, peçamos a tua companhia para estarmos conectados a ti neste estudo de hoje, logo, nos dê discernimento a cada palavra lida, e não nos permita qualquer falha e/ou dúvida na interpretação. Que o teu Santo Espírito esteja conosco hoje e sempre. Agradecemos em nome de Jesus, amém!

Fiquemos sem postar durante dois dias consecutivos, portanto, hoje postaremos dois assuntos para compensar, combinado?

Vamos lá!

Abraão pede em favor de Sodoma

Depois os visitantes se levantaram e foram para um lugar de onde podiam ver a cidade de Sodoma. E Abraão os acompanhou para lhe mostrar o caminho.  Aí o Senhor Deus disse a si mesmo: “Não vou esconder de Abraão o que pretendo fazer”. Então falou: Há terríveis acusações contra Sodoma e Gomorra, e o pecado dos seus moradores é muito grave. Preciso descer até lá para ver se as acusações que tenho ouvido são verdadeiras ou não. Então dois dos visitantes saíram em direção de Sodoma, porém, Abraão ficou ali com Deus, o Senhor. Abraão chegou mais perto e perguntou: Se houver por ventura 50 justos na cidade, destruirá mesmo assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? Então o Senhor Deus disse: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor dele. Nem sequer dez pessoas justas foram encontradas. A salvação se baseia completamente na graça divina (tt 3:5), não no mérito humano. A destruição de Sodoma e Gomorra é outro exemplo de juízo divino por causa do aumento da maldade (cap 6-9). Desta vez, porém, limitou-se a uma região específica.

“Deus deixou se fazer entender que, se tivesse uma única pessoa correta, justa, com toda a certeza não destruiria a cidade, mas não foi o que aconteceu, por isso da decisão justa de Deus”.

Sodoma, cidade do pecado

Estava anoitecendo quando os dois anjos chegaram a Sodoma, e cuja entrada estava Ló (sobrinho de Abraão) assentado, este, quando viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se o rosto em terra e disse: Senhores, estou aqui para servi-los, por favor, aceitem o meu convite e venham se hospedar em minha casa. Os senhores podem lavar os pés e passar a noite ali. Depois se levantarão bem cedo e continuarão a sua viagem. Ló insistiu tanto que eles aceitaram e foram com ele para a sua casa. Deu-lhes um banquete e jantaram, mas antes que fossem dormir, todos os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, cercaram a casa, pois queriam abusar sexualmente deles. (que absurdo, e a que ponto a podridão dessas pessoas chegaram. Os anjos eram de uma beleza inexplicável, nunca e nem ninguém visualizou uma beleza extraordinária como a deles, chegando ao ponto em despertar interesse). Como Ló não permitiu a entrada desses homens cruéis, eles tentaram invadir a casa, mas os anjos deixaram cegos todos os homens, para que não encontrassem a porta.

A destruição de Sodoma e Gomorra

Ao amanhecer, os anjos pegaram Ló pela mão e levaram para fora da cidade, pois, estavam demorando muito, e com ele, foi a sua esposa e as suas duas filhas, onde, nem os seus genros acreditaram na destruição que estava por vir. Quando eles chegaram em segurança em Zoar, então o Senhor Deus fez chover enxofre e fogo (chover enxofre e fogo é uma referência a uma tempestade de fogo causado por um terremoto, envolvendo uma destruição maciça da região, que antes era tão viçosa quanto o Egito 13:10).

Destruiu essas duas cidades, e também todo o vale e os seus moradores. Aconteceu que a esposa de Ló olhou para trás, e virou uma estátua de sal (não obedeceu a ordem que foi dada a não olhar para trás em hipótese alguma. A desobediência leva a sua própria destruição).

A fuga para o leste separou Ló ainda mais da família de Abraão e das promessas divinas. O resultado envolveu incesto e a origem de dois povos que se opuseram conscientemente a Israel. Os moabitas e os amonitas.

A origem dos moabitas e dos amonitas

Ló ficou com medo de ficar morando em Zoar e por isso foi para as montanhas, junto com as suas duas filhas. Ali os três viviam numa caverna. Certo dia a filha mais velha disse à mais nova: O nosso pai já está ficando velho, e não há nenhum outro homem nesta região. Assim não podemos casar e ter filhos, como é de costume em toda a parte. Então vamos dar vinhos a papai até que fique bêbado. Então nós nos deitaremos com ele e assim teremos filhos. (sobre os efeitos negativos da ingestão de álcool 9:20-29, o núcleo familiar de Ló, embora tenha sido salvo de Sodoma, os valores e princípios da cidade sobreviveram com eles). Primeiro a filha mais velha se deitou com o pai e no dia seguinte, a filha mais nova. Assim, as duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai. A mais velha teve um filho a quem deu o nome de Moabe. Ele foi o pai dos moabitas de hoje. A mais nova também teve filho e pôs nele o nome de Bem-Ami. Ele foi o pai dos amonistas de hoje.

Na lição seguinte que farei hoje também, falaremos sobre o nascimento de Isaque (filho de Abraão e Sara)



Até já!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?