quinta-feira, 30 de março de 2017

O nascimento de Isaque X O sacrifício




Conforme prometido, mais uma postagem hoje para compensar os dois dias sem o estudo.

Seguindo...

Visitou o Senhor a Sara, como lhe dissera, e o Senhor cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. Abraão pôs o nome de Isaque e circuncisou quando este era de oito dias de nascido, segundo Deus lhe havia ordenado. E tinha Abraão 100 anos quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me deu motivo de riso, e todos aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo. E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? Pois na sua velhice dei um filho. O menino cresceu e foi desmamado, e no dia em que foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.

Agar e Ismael (filho de Abraão) são mandados embora

Certo dia Ismael, o filho de Abraão e da egípcia Agar, estava caçoando de Isaque, filho de Abraão com Sara. Quando Sara viu isso, falou para Abraão que mandasse embora a escrava e o filho dela, pois o filho dessa escrava não seria herdeiro junto com Isaque, filho da Sara. Abraão ficou muito preocupado com o pedido da sua esposa Sara, pois Ismael era seu filho. Mas Deus disse a Abraão que não se preocupasse, pois, cuidaria também dele, faria com que os descendentes dele “Ismael” sejam uma grande nação, mas que fizesse o pedido da sua esposa. No dia seguinte, deu para Agar comida e odre cheio de água. Deu-lhe o menino e a despediu (Ismael tinha aproximadamente uns 16 anos), então Agar foi caminhando sem direção pelo deserto de Berseba.

A água acabou do odre, então Agar colocou o seu filho sentado embaixo da árvore, e o mesmo começou a chorar. A mãe olhou para o seu filho e falou consigo mesma que não suportava ver o seu filho morrer. Deus ouviu o choro de Ismael e lá do céu, o anjo de Deus chamou Agar e disse: Que tens Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber o rapaz. Deus estava com Ismael que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro, habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito.

Deus põe Abraão à prova

 Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome e Abraão respondeu, eis-me aqui! Acrescenta Deus: Toma o teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas e vai-te à terra de Moriá. Oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se de madrugada Abrão e tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque. Rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então disse a seus servos: Esperem aqui, com o jumento, eu e Isaque iremos até lá e havendo adorado, voltaremos para junto de vós (percebeu que Abraão tinha absoluta certeza que voltaria com o seu filho para casa e que nada iria acontecer com ele? Já pensou também como foi angustiante para Abraão e para Isaque a caminhada? Mas em momento algum Abraão questionou a Deus, pois sabia da sua misericórdia). Já imaginou para um pai colocar o seu filho como sacrifício? Parou para pensar o que Deus fez por nós? Ele colocou o seu único filho Jesus Cristo em sacrifício para nos dar a vida eterna. Ambas as histórias são parecidas? Quando Abraão colocou o seu filho para ser sacrificado, e Deus não permitiu que acontecesse nada de ruim com o filho de Abraão e em seu lugar, estava o cordeiro. “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, ali já se deixava claro do amor de Deus pelos seus filhos da terra, na qual Jesus viria morrer em nosso lugar.

Abraão havia sido aprovado, mas seu compromisso, sua obediência e seu sofrimento foram apenas uma sombra do sacrifício de Cristo, o verdadeiro cordeiro que salva o mundo (Mc 10:45; Jo 1:29, 36, 2Co 5:17-21; 1 Pe 1:18, 19) e oferece em “lugar de seu filho”, uma referência clara à expiação substitutiva.

Como Abraão não negou o seu único filho, o Senhor Deus, bradou pela segunda vez o seu juramento a sua descendência numerosa.



Amanhã voltaremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?