quinta-feira, 4 de maio de 2017

Dina é desonrada - Filha de Jacó - Vingança de seus irmãos





Querido Deus, iniciamos mais um dia de estudo da Tua Palavra, então Senhor, se faça presente através do Seu Santo Espírito para nos guiar e esclarecer o que estiver obscuro. Obrigada Pai pelo cuidado constante que tens com os seus filhos. Agradecemos em nome de Jesus, amém!

Vamos continuar com a família de Jacó! Hoje falaremos sobre a Dina, filha de Jacó com Lia. Lembra dela?

Então vamos lá!

Dina é desonrada

Jacó chegou a cidade de Siquém, que está na terra de Canaã e armou a sua tenda junto da cidade. A parte do campo, onde armara a sua tenda, ele comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém por cem peças de dinheiro e levantou ali um altar e lhe chamou de Deus, o Deus de Israel. Este foi o primeiro altar construído por Jacó.

Dina, filha de Jacó com a Lia, certa vez, foi fazer uma visita a algumas moças daquele lugar. Hamor, o heteu, que era chefe daquela região, tinha um filho chamado Siquém. Este viu a Dina, pegou-a e a forçou a ter relações com ele. E ele a achou tão atraente que se apaixonou por ela e procurou fazer com que ela o amasse. Então, disse Siquém a seu pai: Peça esta jovem em casamento para mim. Jacó ficou sabendo que Siquém havia desonrado a sua filha Dina. Porém, como os seus filhos estavam no campo com o gado, não disse nada até que eles voltassem para casa. Enquanto isso, Hamor, o pai de Siquém, foi falar com Jacó. Quando os filhos de Jacó chegaram do campo e souberam do caso, ficaram indignados e furiosos, pois Siquém havia feito uma vergonha em Israel, desonrando a filha de Jacó. Isso era uma coisa que não se devia fazer. Mas Hamor disse que o filho estava apaixonado e queria se casar com a Dina. Informou que escolhessem o que quisessem, mas, que deixasse a Dina casar com o seu filho. Então eles disseram o seguinte: Não podemos deixar que a nossa irmã se case com um homem que não tenha sido circuncidado, pois, seria uma vergonha para nós, quer dizer, que todos os homens sejam circuncidados. Aí sim, vocês poderão casar com as nossas filhas e nós, casaremos com as filhas de vocês, e se não aceitarem nossa condição, levaremos a nossa irmã conosco. Essa seria a única condição em aceitar o casamento dos dois. Então Hamor e Seiquém concordaram com a condição e sem perder tempo, o rapaz foi circuncidado, pois estava apaixonado pela filha de Jacó, a Dina. Em seguida, foram até o portão da cidade, onde eram tratados os negócios e disseram aos moradores da cidade que essa gente é amiga, pois, eles irão morar aqui, e poderemos casar com as filhas deles e vice-versa. Então, todos os homens maiores de idade foram circuncidados.

A traição de Simeão e Levi (filhos de Jacó)

Ao terceiro dia, quando os homens sentiam mais forte a dor, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Dina, tomaram cada um com sua espada, entraram inesperadamente na cidade e mataram todos os homens. Mataram também Hamor e seu filho Siquém, e tomaram Dina da casa de Siquém e saíram. Além disso, eles saquearam a cidade, porque sua irmã fora violada. Levaram deles, o seu rebanho, os bois, jumentos e o que havia na cidade e no campo. Levaram os seus bens e como prisioneiros as mulheres e as crianças. Então Jacó disse a Simeão e a Levi, que me fizeste de odioso entre os moradores desta terra, entre os cananeus e os farezeus, e sendo nós pouca gente, reunir-se-ão contra mim. Os dois responderam ao pai que não poderíamos deixar que a nossa irmã fosse tratada como prostituta.

Deus disse a Jacó que se aprontasse e fosse para Betel e ficasse morando lá. Em Betel construa um altar e dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú. Então, Jacó disse a sua família e todos que estava morando com ele, que jogasse fora todas as imagens dos deuses estrangeiros. Purifiquem-se e vistam roupas limpas, aprontem-se, que nós vamos par Betel. Ali vou fazer um altar dedicado ao Deus que me ajudou no tempo da minha aflição e que tem estado comigo em todos os lugares por onde ele tem andado. Eles tinham entregado todas as imagens dos deuses estrangeiros que tinham e os brincos que usavam nas orelhas e Jacó enterrou tudo debaixo da árvore sagrada que fica perto de Siquém. Quando eles foram embora, Deus fez com que os moradores das cidades vizinhas ficassem com um medo terrível, e por isso eles não perseguiram Jacó.

Então Jacó e toda a sua gente chegaram a Luz, cidade que também é conhecida pelo nome de Betel e que fica na terra de Canaã. Ali ele construiu um altar e pôs naquele lugar o nome de “O Deus de Betel”, porque Deus havia aparecido a ele, quando estava fugindo do seu irmão.

O nascimento de Benjamim e a morte de Raquel

Partiram de Betel, e, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata, deu à luz Raquel (esposa de Jacó) um filho, cujo nascimento lhe foi a ela penoso. Em meio às dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terá este filho, ela estava morrendo. E antes de dá o último suspiro, chamou o nome de Benoni. Mas o pai, Jacó pôs o nome nele de Benjamim. Assim Raquel morreu e foi sepultada na beira do caminho de Efrata, que agora se chama Belém. Jacó pôs sobre a sepultura uma pedra como pilar, e ela marca o lugar da sepultura até hoje. Depois Jacó saiu dali e armou o seu acampamento do outro lado da torre de Éden.

A morte de Isaque (Pai de Jacó e Esaú)

Jacó foi morar com o seu pai Isaque, em Manre, a cidade que também se chama Arba e que fica perto de Hebrom, onde Abraão e Isaque haviam morado. Aos cento e oitenta anos de idade, quando já era muito velho, Isaque morreu, indo reunir-se assim com os seus antepassados ao mundo dos mortos. E os seus filhos Esáu e Jacó o sepultaram.

Falaremos sobre José e seus irmão (traidores), aguardem!


Até breve, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?