quarta-feira, 17 de maio de 2017

A estratégia de José




Querido Pai, permita-nos a nos encher com a tua força para que erremos menos e acertemos mais. Permaneça sempre ao nosso lado, em nome de Jesus, amém.

Os irmãos de José voltam para Canaã

José mandou que os empregados enchessem de mantimentos os sacos que os irmãos haviam trazidos e que devolvessem o dinheiro de cada um, colocando-o nos sacos de mantimentos. E também que lhes dessem comida para a viagem. E assim foi feito. Quando chegaram no lugar onde iam passar a noite, um deles abriu um saco para da comida ao seu animal e viu que o seu dinheiro estava ali na boca do saco de mantimentos. Então ficaram surpresos, assustados e com muito medo, e perguntaram uns aos outros do porquê Deus fez isso com eles. A conversa dos irmãos é reveladora, o tempo não fez nada para amenizar a culpa, pelo contrário, apenas aumentava.

Quando chegaram em Canaã contaram ao seu pai Jacó sobre tudo o que aconteceu no Egito, e ele ficou em luto pela perda do outro filho (Simeão) que ficou como prisioneiro até o retorno dos irmãos, e inclusive, o mais novo Benjamin. Então Jacó perguntou se eles queriam que perdessem todos os seus filhos, logo, José não está mais aqui com a gente, e Simeão também não está, agora, vocês querem levar o Benjamin, e quem sofre com tudo isso sou eu. Mas o Rubens disse ao seu pai que não se preocupasse, e que tomaria conta do Benjamin e traria de volta para a casa. Ele puxou a responsabilidade para ele. Jacó aceitou.

Os irmãos de José voltam ao Egito levando o seu irmão mais novo Benjamin

A fome continuava muito grande em Canaã. Quando as famílias de Jacó e dos seus filhos comeram todo o mantimento que tinha trazido do Egito, Jacó pediu para os filhos que voltassem para o Egito com o intuito de trazer mais alimento e revolver logo a questão de trazer de volta o seu filho Simeão e o Benjamin que iria dessa vez nesta viagem.

Assim que chegaram à porta da casa, disseram ao administrador: Por favor, senhor! Já viemos aqui uma vez para comprar mantimentos, porém, quando chegamos no lugar onde íamos passar a noite, abrimos os sacos de mantimentos, e na boca dos sacos cada um encontrou o seu dinheiro, sem faltar nada. Trouxemos esse dinheiro de volta, e também temos mais dinheiro aqui para comprar mantimentos. Daí o administrador respondeu que ficassem tranquilos e sem medo, pois o Deus de vocês e do seu pai deve ter posto o dinheiro nos sacos de mantimentos para vocês, pois eu recebi o dinheiro que pagaram. Então trouxe o Simeão ao lugar onde eles estavam e em seguida deram água para lavarem os pés e também comida para os seus animais.

Os irmãos de José preparam os presentes que iam entregar a José quando ele viesse ao meio-dia almoçar ali. Quando José chegou à sua casa, eles lhe entregaram os presentes que haviam trazidos, se ajoelharam na frente dele e encostaram o rosto no chão. José perguntou sobre o pai deles e abençoou o irmão Benjamin e se emaciou muito, mas foi para o quarto chorar. Ao se recompor, voltou e pediu que dessem almoço para todos.

O copo de prata de José

Depois disso, José deu ao administrador da sua casa a seguinte ordem: Encha de mantimentos os sacos que esses homens trouxeram, o quanto puderem carregar, e ponha na boca dos sacos o dinheiro de cada um. E, na boca do saco de mantimento que pertence ao irmão mais moço, ponha o meu copo de prata, junto com o dinheiro que ele pagou pelo seu mantimento. E assim, o administrador fez tudo o que José tinha mandado. A intenção de José é que eles passessem pelo último teste.

De manhã bem cedo os irmãos saíram de viagem, e quando eles já tinham saído da cidade, mas não estavam longe, José disse ao seu administrador que fosse atrás deles e perguntassem do o porquê roubaram o copo de prata do seu patrão, e em seguida diga que cometeram um crime. E todos ficaram surpresos, pois tinham certeza que ninguém teria feito isso e afirmou que se achasse no saco o copo de prata em algum dos seus irmãos, ele seria morto e todo o resto seriam escravos.

O administrador procurou um por um, começando pelo mais velho e por final no saco do Benjamin, o mais novo, e achou o copo de prata. Então os irmãos rasgaram as roupas como sinal de tristeza, colocaram de novo as cargas em cima dos jumentos e voltaram para a cidade. E quando chegaram na casa de José, se ajoelharam e colocaram o rosto no chão, e perguntaram como podemos provar a nossa inocência. E se ofereceram como escravos, mas José negou, aceitando só o Benjamin, visto que, achou o copo de prata nas coisas dele, e que os outros voltassem para as suas casas. E eles ficaram desesperados, pois como iria falar para o pai deles (Jacó) e não queriam que essa desgraça caísse sobre o seu pai, mais uma vez, onde o mesmo já perdeu um filho José.


Tenho algumas certezas em minha vida, mas, vou compartilhar uma com você agora. A certeza de que, o que fazemos de errado, em algum momento da nossa vida será cobrado com juros e correção. A dor vem, o desespero e a angustia também vem. E que bom que seja assim, não é mesmo? Por que temos a oportunidade em regenerarmos por dentro e por fora. A justiça vem para todos, pode até demorar, mas vem. Então escolha caminhar com Jesus, e deixe Ele cuidar de tudo para você, só precisa crê, acreditar e confiar! Que Deus te abençoe!


Até breve com o final dessa história angustiante e que nos ensina muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?