quarta-feira, 10 de maio de 2017

José interpreta o sonho de Faraó - O momento de José está chegando!




Querido Pai, obrigada pela Tua Graça, Tua Misericórdia e pelo Teu Amor. Por favor, permaneça conosco, salve-nos para a Tua Honra e Tua Glória em nome de Jesus, amém!

 José na casa de Potifar

José foi levado para o Egito, onde os ismaelistas o venderam a um egípcio chamado Potifar, um oficial que era o capitão da guarda do palácio. O Senhor Deus estava com José. Ele mora na casa do seu dono e ia muito bem em tudo. O dono de José viu que o Senhor Deus estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia. Assim, José ganhou simpatia do seu dono, que pôs como seu ajudante particular. Potifar deu a José a responsabilidade de cuidar da sua casa e tomar conta de tudo o que era seu. Dali em diante, por causa de José, O Senhor abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo. Potifar entregou nas mãos de José tudo o que tinha e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia. José era um tipo de homem simpático, e algum tempo depois, a mulher do dono começou a cobiçá-lo. E um dia convidou para dormir com ela, e ele recusou. E todos os dias ela insistia em dormir com José, e ele recusava todas as vezes, e também, evitava ter contato com ela. Mas um dia certo dia, como de costume, ele entrou na casa para fazer o seu trabalho, e nenhum empregado estava ali. Então ela o agarrou pela capa e disse: Venha, vamos para a cama, mas ele escapou e correu para fora, deixando a capa nas mãos dela. Quando notou que, ao fugir, ele havia deixado a capa em suas mãos, a mulher chamou os empregados da casa e disse: Vejam só! Este hebreu, que meu marido trouxe para casa, está nos insultando. Ele entrou no meu quarto e quis ter relações comigo, mas gritei o mais lato que pude. Logo que comecei a gritar bem alto, ele fugiu, deixando a sua capa no meu quarto. Ela guardou a capa até que o dono de José voltou, aí contou a mesma história para ele. (Perceba que um período prolongado de sedução e o compromisso resoluto de José ao convite da esposa de seu senhor reconhece que o pecado, muito mais do que destruir as relações humanas, consiste numa afronta a Deus. Outra observação é que, outra recusa deixou as vestes de José nas mãos da esposa do seu senhor, que logo, inventou uma história convincente com o objetivo de punir aquele que a rejeitara. Observe também, que mais uma vez a importância das vestes na história de José. Lembra dos irmãos traidores que ficaram com ódio por conta da capa que o seu pai Jacó tinha dado a ele?).

Quando ouviu esta história, o dono de José ficou com muita raiva. Ele agarrou José e o pôs na cadeia onde ficavam os presos do rei (muito embora o Potifar pareça furioso, a punição é surpreendente, uma vez que a lei bíblica exigia que os culpados de estupro fossem executados (Dt 22:23-27). Ao que parece, Potifar não acreditou na esposa, mas, para preservar a sua reputação, colocou José na cadeia).
Mas o senhor Deus estava com José e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava entregue a José, pois o Senhor estava com ele e o abençoou em tudo o que fazia.

José explica dois sonhos / o sonho do copeiro-chefe e do padeiro-chefe

Passadas estas coisas, aconteceu que o mordomo do rei do Egito e o padeiro ofenderam o seu senhor, o rei do Egito. Indignou-se Faraó contra os dois oficiais, o copeiro-chefe e o padeiro-chefe, e mandou detê-los na casa do comandante da guarda, no cárcere onde José estava preso. E ambos sonharam, cada um com o seu sonho, na mesma noite, cada um com cada significação. Vindo José pela manhã, viram que eles estavam preocupados e perguntou do porque estavam tristes. E responderam que tiveram um sonho e ninguém sabia explicar o que estes sonhos queriam dizer. E José falou para eles quem dá à gente a capacidade de explicar o sonho é Deus. E pediu que relatassem o sonho. E José decifrou o sonho de ambos e pediu que lembrasse dele e falasse dele para o rei quando saísse da prisão. Só que o mordomo esqueceu completamente de José e o padeiro foi executado conforme José tinha faladado para ele que aconteceria após a sua saída.

José interpreta o sonho de Faraó

Passados dois anos completos, Faraó teve um sonho. O rei acordou e ficou muito preocupado com o sonho e por isso mandou chamar todos os adivinhos e todos os sábios do Egito. O rei contou os seus sonhos, mas nenhum dos sábios foi capaz de dar explicação. Então o chefe dos copeiros disse ao rei, que chegou a hora de confessar um erro que cometeu. Um dia o senhor ficou com raiva de mim e mandou para a prisão, e certa noite tive um sonho e um homem chamado José, e explicou o que queria dizer, e assim, aconteceu após ter interpretado o sonho. Então o rei mandou chamar José, e foram depressa tirá-lo José da prisão. Ele fez a barba, trocou roupa e se apresentou ao rei. Então o rei disse que teve um sonho e ninguém conseguiu explicar. Ouvi dizer que você é capaz de explicar sonhos. Isso não depende de mim, respondeu José, é Deus quem vai da resposta para o bem do senhor, ó rei. O rei relatou os sonhos para José.

Os dois sonhos querem dizer a mesma coisa e por meio deles Deus está dizendo ao senhor o que vai fazer. As sete vacas bonitas são sete anos, e as setes espigas boas também são. Os dois sonhos querem dizer uma coisa só. As sete vacas magras e feias que saíram do rio depois das bonitas e também as sete espigas secas e queimadas pelo vento quente no deserto são sete anos em que vai faltar comida. É exatamente como eu disse: Deus mostrou ao senhor que vai fazer. Serão sete anos em que vai haver muito alimento em todo o Egito e depois, virão sete anos de fome. E a fome será tão terrível, que ninguém lembrará do tempo em que houve muito alimento no Egito. A repetição do sonho quer dizer que Deus vai fazer isso e vai fazer logo. Portanto, será bom que o senhor escolha um homem inteligente e sábio e o ponha para dirigir o pais.

Tudo na vida tem um propósito para Deus, então confia e aguarda que a resposta acontecerá na hora certa, hora de Deus. Você entenderá do motivo de José ter passado por tudo o que ele passou para chegar onde ele chegou. A história dele pode ser muito parecida com a sua, então confia nesse Deus que é pura misericórdia e confia de todo o seu coração.


Até amanhã, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?