sexta-feira, 26 de maio de 2017

O segundo livro de Moisés – Êxodo - Fortes emoções!



Pai Querido, Pai Amado, obrigada pelo profundo aprendizado que adquirimos no livro de Gêneses, onde nos fez conhecer o início de tudo, o Seu Amor Incondicional e o Seu Propósito. Obrigada Jesus por descer do Céu e oferecer o Seu Amor e a Salvação para a humanidade caída. Que o Espírito Santo de Deus esteja conosco a todo instante e em todas as nossas atitudes, amém!

 O livro de Gêneses termina com a morte de José, e hoje, entraremos no segundo livro escrito por Moisés, Êxodo. Então, esteja preparada para fortes emoções e conhecimentos. Você nunca mais será a mesma depois deste livro.

O segundo livro de Moisés – Êxodo

Vamos conhecer mais sobre este livro? Um pequeno resumo, certo?

A autoridade do livro tem sido associada a Moisés, e o próprio Jesus relacionou Moisés à autoridade de Êxodo (MC 12:26).  O livro relata os acontecimentos desde o nascimento de Moisés até o término e a dedicação do tabernáculo no Sinai, no primeiro mês do segundo ano do êxodo (40:2,17), cobrindo, portanto, um período de aproximadamente 85 anos.

Um tema chave de Êxodo é a autorrevelação de Deus. Além de ser um Criador poderoso, ele   demonstra muito interesse por seu povo e está disposto a revelar mais de Si (3:14). A revelação do nome de Deus (6:3-8) é também uma segura promessa de livramento. Conforme ressaltado na declaração introdutória dos dez mandamentos (20:1), a lei faz parte da autorrevelação de Deus como “Eu sou” e fornece vislumbres de seu caráter divino. Isso não significa que todas as leis contidas em Êxodo são restritas a Israel. Deus se mostrou capaz de libertar os quebrantados e oprimidos, e disposto a fazê-lo. Ele ouve, lembra-se (2:24) e, em consequência, age em favor de seu povo. Um elemento importante do Êxodo, é a manifestação de Deus como um guerreiro (15:3, 4; SL 77) soberano em poder e desígnio que luta em prol de seu povo.

A entrega da lei no Monte Sinai marca outro tema importante em Êxodo. No contexto da santidade divina (Êx 19), o Senhor se revela por meio de nuvem, fogo e fumaça, e de palavras humanas também. Os dez mandamentos, a base da lei, são esclarecidos pelas leis do Livro da Aliança (cap. 21 -24). As leis divinas lembram Israel do Deus criador que escolhera seu povo e merece adoração humana.

Ligados à entrega da lei se encontram os temas da justiça e do juízo. Como foi demostrado na experiência do bezerro de ouro (cap. 32 -34), o amor de Deus não impede a manifestação de sua justiça. As tábuas contendo os dez mandamentos, foram colocadas dentro da arca da aliança, coberta pelo propiciatório, numa boa ilustração de como a justiça e a misericórdia divinas se mesclam de maneira inseparável. O tema do tabernáculo se torna central, pois representa um modelo de relacionamento entre o homem e Deus e enfatiza o desejo divino de estar próximo a seu povo.

A figura de Moisés agindo como libertador aponta para Jesus, o supremo Libertador. A narrativa dos primeiros anos de vida de Cristo e do início do seu ministério (ida ao Egito, passagem pelas águas do batismo, suportando tentações no deserto e, por fim, revelando o caráter de Deus no monte - Mt 2-7) ecoa muitos elementos do livro Êxodo. Jesus é também o verdadeiro cordeiro pascal e “habita” em meio a seu povo.

ÊXODO – O segundo livro de Moisés

Fala sobre:

       Israel no Egito (1:1-12:36)
a)       Escravidão no Egito (1:1-22)
b)      Nascimento, infância e chamado de Moisés (2:1 -4:31)
c)       Aumento da opressão sobre Israel (5:1 -6:13)
d)      Genealogias (6:14 -27)
e)      As pragas e a Páscoa (6:28 -12:36)

       A jornada do Egito ao Sinai (12:37 – 18:27)
a)       O êxodo do Egito (12:27 -14:31)
b)      Os cânticos de Moisés e de Miriã: a vitória pertence ao Senhor (15:1-21)
c)       Peregrinação no deserto (15:22- 17:16)
d)      Jetro e Moisés (18: 1-27)

      Aliança e lei no Sinai (19:1 – 40:38)
a)       Preparativos para a aliança (19:1-25)
b)      O decálogo (20:1 -17)
c)       O código da aliança (20:18 -23:33)
d)      Ratificação da aliança (24:1 -18)
e)      O tabernáculo e seus servidores (25:1 – 40:38).


Ótimo final de semana e que Jesus seja o centro da sua casa, da sua família e da sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?