segunda-feira, 22 de maio de 2017

José conta quem é para os seus irmãos




Pai Querido, Pai Amado, se faça presente no estudo de hoje para que as pessoas se permitam através da tua palavra serem transformadas, acalentadas, encontradas e amadas. Que se aproximem cada vez mais do Teu Amor incondicional e que as vidas delas sejam repletas de alegrias e paz. Obrigada Jesus por tudo, pela Tua entrega e pelo Teu Amor. Amém!

José conta quem é para seus irmãos

José não conseguiu mais controlar a sua emoção diante dos seus empregados, de modo que bradou que todos saíssem da sua presença. Daí começou a chorar tão alto que os egípcios ouviram, e a notícia chegou até o palácio do rei, o faraó. Logo, disse aos seus irmãos que era José, e perguntou se seu pai estava vivo. Após a declaração surpreendente de José, os irmãos ficaram “atemorizados” “assustados”, muito possivelmente temendo uma retribuição ou apenas sem conseguir acreditar no que estava vendo e ouvindo. Como não obteve resposta, José pediu que chegassem mais perto dele e afirmou que era irmão deles, aquele no qual vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês. Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos em que ninguém vai preparar a terra, nem colher. Deus me enviou na frente de vocês, a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste pais e garantisse que teriam descendentes. Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministros do rei, tomo conta do palácio dele e sou governador de todo o Egito. Agora, voltem depressa para casa e digam ao meu pai que o seu filho José manda lhe dizer: “Deus me fez governador de todo o Egito, que venha me ver logo e não demore, visto que, a fome vai durar por mais cinco anos e eu darei mantimentos a todos vocês e as suas famílias. Irão morar em Gosém e assim ficará perto dele e que tragam tudo de vocês e não faltará nada para vocês.

José abraçou o seu irmão Benjamin (irmão por parte de pai e mãe), e começou a chorar. O mesmo também chorou. Então, ainda chorando, José abraçou e beijou cada um dos seus irmãos e a emoção tomou conta de todos.

A notícia de que os irmãos de José tinham vindo chegou até o palácio do rei do Egito, o faraó, e ele, e os seus servidores ficaram contentes com isso.

Chegando em Canaã, os filhos de Jacó foram falar com o pai sobre o seu irmão José. Disse que estava vivo e falou tudo o que tinha acontecido no Egito. Jacó quase desmaiou de emoção e em seguida, falou que queria ver o filho antes de morrer.

Jacó e a sua família vão para o Egito

Jacó partiu com tudo o que tinha em direção ao encontro do seu filho amado José. No caminho ele parou em Berseba e ofereceu sacrifício ao Deus de Isaque, o seu pai. E naquela noite, Deus falou com Jacó numa visão. E afirmou que não tivesse medo de ir para o Egito e que tornaria a sua descendência uma grande nação. (Deus se preocupa com os detalhes também, o nosso Deus é o Deus que cuida e nos auxilia em toda a nossa caminha e dos nossos sentimentos. Como é bom confiar em Deus).

A chegada no Egito

Quando se encontraram (pai e filho), José o abraçou e chorou abraçado com ele por muito tempo. Então Jacó aflou que agora poderia morrer, visto que, já vi você e sei que está vivo.

A morte e o sepultamento de Jacó

Jacó adoece. Então, Jacó deu aos seus filhos a seguinte ordem: Estou para morrer e me reunir com o meu povo no mundo dos mortos, sepulte-me onde estão sepultados os meus antepassados, na caverna que fica nas terras de Efrom, em Mcpela, a leste de Manre, no país de Canaã. Abraão comprou de Efrom essa gaverna e terrebo onde ela fica, para ser a sepultura da família.  Ali estão sepultados Abrão, Sara a sua mulher, Isaque e a sua mulher Rebeca e ali sepultei Leia. Quando acabou de dar a ordem aos filhos, Jacó deitou-se de novo na cama e morreu. Os Egípcios ficaram 70 dias de luto.

Final da história de José

José ficou morando no Egito, ele e a família de seu pai. José viveu cento e dez anos, o seu corpo foi embalsamado e posto num caixão no Egito.



Que lição de vida essa história de José!! Que sirva de inspiração para todos nós!! Perdão e reconciliação com as pessoas que nos fizeram mal. Perdoe e se liberte desse sentimento que nos acorrenta e nos faz sofrer. Seja livre e ame mais as pessoas, porque, não sabemos até quando estaremos vivos. A vida é um sopro!! Pense nisso! Ah! Deixe Deus ser o condutor da sua vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?