quinta-feira, 11 de maio de 2017

José a sua hora chegou - Momento do troco



Querido Pai, ajude-nos a sermos íntegros nas nossas atitudes para com os outros, que sejamos honestos, verdadeiros, amorosos. Esses frutos vêm do Senhor, então Pai, ajude-nos a sermos semelhantes a Jesus, Teu Filho amado. Amém!

Continuando a história de José...

José como governador do Egito

O conselho de José agradou ao rei e aos seus funcionários. E então Faraó disse: Não poderíamos achar ninguém melhor para dirigir o país do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus. E em seguida falou para José que Deus lhe mostrou tudo isso, e assim está claro que não há ninguém que tenha mais capacidade e sabedoria do que você. Você vai ficar encarregado do meu palácio, e todo o meu povo obedecerá às suas ordens. Só eu terei mais autoridade do que você, pois sou o rei, e neste momento eu ponho como governador de todo o Egito. Então o rei tirou do dedo o seu anel-sinete e o colocou no dedo de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs no pescoço um colar de ouro e fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele dizendo, inclinai-vos. Assim José foi posto como governador de todo o Egito. O rei disse a José: Eu sou o rei, mas sem a sua licença ninguém poderá fazer nada em toda a terra do Egito. E o rei pôs em José o nome de Zafenate Paneia e lhe deu como esposa Asenate, filha de Potífera, que era sacerdote da cidade de Heliópolis. José tinha 30 anos quando entrou para o serviço do rei do Egito.
Nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente, e ajuntou José todo o mantimento que houve na terra do Egito durante os sete anos e o guardou nas cidades. Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos de José com a sua esposa Asenate. Pôs no primeiro o nome de Manassés e o segundo filho pôs o nome de Efraim.

Então acabaram os sete anos de fartura no Egito, e, como José tinha dito, começaram os sete anos de fome. Nos outros países o povo passava fome, mas em todo o Egito havia o que comer. Quando os egípcios começaram a passar fome, foram pedir alimentos ao rei. E ele dizia, vão falar com José e façam o que ele disser. Quando a fome aumentou no país inteiro, José abriu todos os armazéns e começou a vender cereais aos egípcios. E de todos os países vinha gente ao Egito para comprar cereais de José, pois o mundo inteiro havia uma grande falta de alimentos.

Os irmãos de José vão até o Egito

Quando Jacó (Pai de José) soube que havia mantimento no Egito, disse aos filhos para irem ao Egito, pois, ouviu dizer que há mantimentos. E que fossem logo, para que não morrêssemos de fome. Então os dez irmãos de José por parte de pai foram até o Egito para comprar mantimentos, mas Jacó não deixou que Benjamin, o irmão de José por parte de mãe e pai fosse com eles. Ele tinha medo que acontecesse alguma desgraça.

Como governador do Egito, era José quem vendia cereais às pessoas que vinham de outras terras. Quando os irmãos de José chegaram, eles se ajoelharam na frente dele e encostaram o rosto no chão. Logo que José viu os seus irmãos, ele os reconheceu, mas fez de conta que não os conhecia. E lhes perguntou com a voz dura: Vocês, vem de onde? Da terra de Canaã, responderam. E daí José lembrou do sonho que teve a respeito deles e em seguida bradou: Vocês são espiões que vieram para ver os pontos fracos do nosso país, e eles responderam que de forma alguma, viemos apenas para comprar mantimentos e somos filhos de um pai só, somos honestos. Mas José insistia que eram espiões, mas só tinha um único jeito de provar o contrário. Enquanto o irmão mais moço de vocês não vier para cá, vocês não sairão daqui. Isso eu juro pela vida do rei. Então, um de vocês irá buscá-lo, mas os outros ficarão presos até que fique provado se estão ou não dizendo a verdade. Se não estão, é que vocês são espiões. E os pôs na cadeia por três dias. No terceiro dia, José disse a eles: Eu sou uma pessoa que tema a Deus, então vou deixar vocês vivos, mas com uma única condição. Se, de fato são pessoas honestas, que um de vocês fique aqui na cadeia e que os outros voltem para casa, levando mantimentos para matar a fome de suas famílias. Depois tragam aqui o seu irmão mais moço. Isso proverá se vocês estão dizendo a verdade, e, se estiverem não serão mortos.

Eles concordaram e disseram uns aos outros: Estamos sofrendo por causa daquilo que fizemos com o nosso irmão. Nós vimos a sua aflição quando pedia que tivéssemos pena dele, porém, não nos importamos. Por isso agora é a nossa vez de ficarmos aflitos.  Eles não sabiam que José estava entendendo o que diziam, pois ele tinha estado falando com eles por meio de um intérprete. José saiu de perto e começou a chorar. Quando pôde falar outra vez, voltou, separou Simeão e mandou que fosse amarrado na presença deles.

Continuaremos amanhã esta história que nos ensina muita coisa. Eu acredito que tudo que você faz, ele volta para você. Então plante coisas boas e receberás coisas boas, mas, caso plante coisas ruins, um dia a conta chega para esta maldade. A decisão está em suas mãos, então decida o melhor e agrade o coração de Deus.


Até amanhã, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?