segunda-feira, 8 de maio de 2017

José é vendido e levado para o Egito - Traído pelos seus irmãos!



Querido Deus, não permita que nenhuma preocupação desvie a nossa atenção para o estudo de hoje. Obrigada Pai por cuidar tão bem de cada um dos seus filhos. Obrigada Jesus por ser o nosso libertador, amém!

José (filho de Jacó com Raquel) e seu irmãos traidores 

Jacó ficou morando na terra de Canaã, onde o seu pai tinha vivido. Quando José era um jovem de dezessete anos, cuidava das ovelhas e das cabras, junto com os seus irmãos, os filhos de Bila e de Zilpa (concubinas de seu pai Jacó). José contava ao seu pai as coisas erradas que os seus irmãos faziam.

Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos e por esse comportamento, plantou uma semente de inveja e ódio em seus outros filhos. Jacó mandou fazer uma túnica longa, de mangas compridas (como uma expressão de seu amor, deu a José uma túnica especial). Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso, tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele. (José era o mais novo e, segundo o costume, tinha os menores direitos da família). Certa vez, José teve um sonho e o contou para os seus irmãos. Aí ficaram com mais raiva dele por conta do sonho, onde expressava que seus irmãos se curvaria a ele. Os irmãos ficaram com mais ódio dele ainda por causa dos seus sonhos e pela forma que José contava.

José é vendido e levado para o Egito

Um certo dia os irmãos de José levaram as ovelhas e as cabras do seu pai até os pastos que ficavam perto da cidade de Siquem. Então Jacó pediu que José fosse ao encontro de seus irmãos e o trouxesse notícia. E José seguiu caminho procurando os seus irmãos e só achou na cidade em Dotã. E de longe os irmãos os avistaram José e partir daí começaram a fazer planos para matá-lo. Então falaram entre eles: Lá vem o sonhador, vamos matá-lo agora, depois jogaremos o corpo num poço seco e diremos que um animal selvagem o devorou. Assim, veremos o que vão da os sonhos dele. Quando Rubens (filho mais velho) ouviu isso quis salvá-lo de seus irmãos, no entanto, após o incesto com Bila, ele havia perdido sua autoridade (Ruben dormiu com a concubina de seu Pai, a Bila). Então, tiraram a túnica de José e o jogaram numa cisterna seca, ou seja, num poço vazio e o venderam aos ismaelistas por vinte barras de prata. E os Ismaelistas levaram José para o Egito. Então os irmãos mataram um cabrito e com o sangue mancharam a túnica de José e levaram para o pai e disseram que acharam a túnica do irmão e que provavelmente algum animal selvagem o devorou. E em sinal de tristeza, Jacó rasgou as suas roupas e vestiu roupa de luto. E durante muito tempo ficou de luto, e todos os seus filhos e filhas tentaram consolá-lo, mas ele não quis ser consolado. Disse aos filhos que ficaria de luto até se encontrar com José nos mundos dos mortos e continuou de luto por seu filho José. Enquanto isso, os midianistas venderam José a Potifar, oficial e capitão da guerra do rei do Egito.

Percebem o que a inveja faz com as pessoas? É devastador!! E o ciúme? Esses sentimentos foram introduzidos após a queda do homem. Lembram de toda a história que foi relatada lá atrás? Se não leu, vale a pena a leitura, e principalmente, conhecer toda a verdade do início de tudo.

Deus abençoe você!

Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?