quarta-feira, 12 de julho de 2017

Moisés e Arão rumo ao Egito para cumprir o propósito de Deus - Você está neste contexto, sabia?




Bom dia queridos (as), a Paz do Senhor inunda os corações de todos vocês! Primeiramente quero pedi desculpas pela ausência do estudo bíblico. Hoje completaria 27 dias sem postar absolutamente nada em nosso blog. Estive de férias, mas não justifica a minha ausência de tantos dias, portanto, as minhas sinceras desculpas. Por outro lado, percebam que o inimigo não fica feliz com o propósito do ensino, do esclarecimento, do resgate da mentira em direção da verdade, fica irado com as pessoas que esclarecem, que motivam e que levam o evangelho para a vida das pessoas, e de alguma forma faz plantar em nossos corações o desejo de desistir. Por isso, que precisamos aceitar e dizer SIM todos os dias a Jesus, para que o Espírito Santos de Deus transforme o nosso interior e jogue fora tudo que nos apodrece.

Querido Deus, obrigada pela paciência que tens comigo, obrigada por não me permiti que desista do propósito que reserva para a minha vida e para a vida das pessoas que passaram a conhecer a verdade escrita na Tua Palavra. A minha palavra de hoje para o Senhor meu Deus é GRATIDÃO! Obrigada Jesus pela oportunidade da Salvação! Amém!

Vamos continuar? Paramos em Êxodo 4.

Moisés volta para o Egito 4:18

Senhor Deus disse a Moisés ainda em Midiã, volte para o Egito, pois todos os que queriam matá-lo já morreram. Então Moisés pegou a sua esposa e seus filhos e seguiu viagem. E em suas mãos o bastão que Deus havia mandado que ele levasse.

E mais uma vez Deus disse a Moisés, eu lhe dei poder para fazer muitos milagres e quando voltar para o Egito esteja pronto para fazê-los diante do rei daquela terra. Mas eu vou fazer com que ele fique teimoso e não deixe o povo de Israel sair de lá. (Conhece a palavra “provação”? Significa dificuldade, situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põem à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções de um indivíduo.  Às vezes somos provados por Deus para que cheguemos ao nosso limite, limite esse da soberba, da petulância, da arrogância e que possamos perceber no fundo do poço que sem Deus não somos nada, somos limitados, somos vazios e que precisamos do seu amor e da sua misericórdia. Creio que você já passou por provações, eu também já passei e ainda passo, e agradeço. Sabe por que? Porque me fez perceber que sou completamente dependente de Deus, que preciso Dele para guiar a minha vida, para direcionar as minhas atitudes e ações. Depois das provações da vida, a minha relação para com Deus só melhorou e o meu papel no mundo para com as pessoas consequentemente também. Percebeu que as provações só nos transformam? Se também você tiver a maturidade espiritual e a sensibilidade em enxergar esse crescimento).  

Bom, Deus pediu a Arão (irmão de Moisés) que fosse ao encontro de Moisés no deserto e que juntos fossem para o Egito. Juntos chegaram ao Egito e reuniram todos os líderes do povo de Israel. Arão contou-lhes tudo o que o Senhor Deus tinha dito a Moisés, e em seguida Moisés fez o milagre diante do povo. Todos acreditaram e, quando souberam que o Senhor Deus tinha vindo até eles e tinha visto como estavam sendo maltratados, eles se curvaram e adoraram a Deus.

Moisés e Arão falam com o rei do Egito

Depois que Moisés e Arão foram falar com o rei do Egito e disseram: O Senhor, o Deus do povo de Israel disse: “Deixe ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto”. Respondeu Faraó: “Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir a Israel. Moisés e Arão responderam: O Deus dos hebreus veio falar conosco. Por isso deixo-nos viajar três dias pelo deserto a fim de oferecermos sacrifícios ao Senhor, nosso Deus. Se não formos, ele nos matará com doenças e na guerra. Faraó irredutível, não aceitou.

Em seguida Faraó deu ordem aos superintendentes do povo e aos capatazes que aumentasse as tarefas, vistos que, eles estão ociosos, por isso que estão pensando besteiras.

Moisés fala novamente com Deus

Ó Senhor, por que tratas tão mal este povo? Por que me mandaste para cá? Pois desde que vim falar em teu nome com o rei do Egito, ele tem maltratado este povo. E tu não fizeste nada para ajudá-los. Então Deus respondeu a Moisés: Agora você verá o que vou fazer com rei do Egito. Vou obrigá-lo a deixar o meu povo vá embora. Sim, eu forçarei a expulsar os israelitas do seu pais. (Em algum momento da sua vida você já se sentiu abandonada (o) por Deus? Não responde as orações, os clamores, as súplicas? Que fica em silencio? Perceba que este contexto da história parece muito com que a gente passa em alguns momentos das nossas vidas. Mas Deus não se ausenta de você, nem por um segundo. Tudo tem um propósito, motivo e o porquê. Então, é preciso sempre ter calma e esperar a resposta, do agir de Deus. Tudo acontece no tempo certo, tempo de Deus).

Continue acompanhando esta história que, com certeza, você se encontrará nela em vários contextos.



Até amanhã, se Deus quiser!

2 comentários:

  1. A caminhada do Crente é difícil, mas o julgo se torna suave porque o Senhor é nosso pastor e Ele nos fortalece. Devemos ser perseverantes e comprometidos com essa caminhada e verdadeiros sacrifícios vivos, como Paulo nos orientou, tendo os pés neste mundo, mas nossos pensamentos no céu.
    Fique firme nos seus santos propósitos porque o Senhor estará te acompanhando o tempo todo.

    ResponderExcluir
  2. Moisés disse a Jetro: "Deixa-me ir" (Ex 4:18), mas não contou ao sogro o real objetivo de sua viagem, com receio de que Jetro recusasse permitir que Zípora e os filhos o acompanhassem, e possivelmente também porque informações de seu retorno ao Egito pudessem chegar até a corte antes dele, tornando mais difícil sua missão. (CBASD).
    Realmente a história de Moisés em suas três fases nos traz muitos conhecimentos, e nos ajuda a extrair de sua vida muita sabedoria que serve às nossas próprias vidas, mesmo nos dias de hoje.

    ResponderExcluir

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?