quinta-feira, 13 de julho de 2017

Faraó continua com o coração endurecido - O preço da teimosia




Bom dia queridos!!

Querido Pai que nenhum de nós se desespere diante dos problemas da vida, que o nosso pão, a nossa água sejam certos, e que o Senhor possa nos ajudar a cada instante. É no nome de Cristo que oramos, amém.

Continuando com o estudo de ontem!

Quando falaram com o rei do Egito, Moisés tinha oitenta anos, e Arão oitenta e três.

O Senhor disse a Moisés e a Arão, se o rei do Egito mandar que vocês façam um milagre, você, Moisés, dirá a Arão que pegue o bastão e o jogue no chão na frente do rei. O bastão virá uma cobra. Aí Moisés e Arão foram se encontrar com o rei e fizeram como o Senhor Deus havia mandado. Arão jogou o bastão diante do rei e dos seus funcionários, e o bastão virou uma cobra. Então o rei mandou chamar os sábios e os mágicos, e com a sua mágica eles fizeram a mesma coisa. Cada um deles jogou a sua vara de mágico no chão, e eles viraram cobras. Porém o bastão de Arão engoliu as varas de mágicos deles. No entanto, como o Senhor tinha dito, o rei continuou teimoso e não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

A primeira praga: a água vira sangue

Então o Senhor Deus disse a Moisés: O rei está teimoso e não quer deixar o povo sair do Egito. Vá procurá-lo amanhã cedo, quando ele for até o rio Nilo. Pegue o bastão que virou cobra e espere o rei entrar na beira do rio. E diga-lhe o seguinte: “O Senhor, o Deus dos hebreus, me mandou dizer-lhe que deixasse o povo dele ir embora para adorá-lo no deserto. Porém, até agora o senhor não obedeceu à ordem de Deus. Portanto, Deus lhe diz que por causa daquilo que ele vai fazer agora, o senhor vai saber que ele é Deus, o Senhor. Ó rei, agora eu vou bater na água do rio com este bastão que estou segurando, e a água vai virar sangue. Os peixes que estão no rio vão morrer, e o rio vai cheirar tão mal que os egípcios terão nojo de beber água dele”.

E o Senhor disse a Moisés também que diga a Arão que pegue o bastão e estenda a mão sobre os rios, os canais, os poços e os reservatórios, para que as suas águas virem sangue. Assim, haverá sangue até nas tigelas de madeira e nas jarras de pedra. E Moisés e Arão fizeram como o Senhor Deus havia mandado. E em todo o Egito houve sangue. Porém, com as suas artes, os mágicos do Egito fizeram a mesma coisa, e assim, o rei continuou teimoso. Todos os egípcios cavaram buracos na beira do rio para beber água limpa, pois não podiam beber água do rio. E passaram sete dias, depois que o Senhor Deus bateu nas águas do rio.

A segunda praga: as rãs

O Senhor disse a Moisés: Vá falar com o rei e diga que o Senhor está dizendo a ele o seguinte: “Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar. Se você não deixar, eu castigarei o seu país cobrindo-o de rãs. O rio Nilo ficará cheio de rãs, e elas sairão dele e entrarão no palácio do rei, no seu quarto, na sua cama, nas casas dos seus funcionários e do seu povo e até dentro dos fornos e das bacias de amassar pão. As rãs pularão em cima de você, do seu povo e de todos os seus funcionários”. Diga a Arão que estenda o bastão sobre os rios, os canais e os poços e faça com que as rãs saiam das águas e cubram a terra do Egito. E assim eles fizeram. Porém, com as suas artes, os mágicos do Egito fizeram a mesma coisa.

O rei mandou chamar Moisés e Arão e falou para que o Senhor Deus livre a mim e o meu povo dessas rãs, e eu deixarei que o seu povo vá e ofereça sacrifícios a ele. E Moisés respondeu: Terei muito prazer em levar o seu pedido para Deus e depois Moisés pediu ao Senhor Deus que retirasse as rãs que ele havia mandado contra o rei. E o Senhor atendeu o seu pedido.

Quando o rei viu que as rãs tinham morridos, continuou teimoso, como o Senhor tinha dito, e não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

A terceira praga: os piolhos

O Senhor Deus disse a Moisés: Diga a Arão que bata na terra com o bastão para que em todos o Egito o pó vire piolho. E Arão bateu na terra com o bastão, e todo o pó do Egito virou piolhos, que cobriram as pessoas e os animais. Os mágicos tentaram fazer aparecer piolhos, mas não conseguiram. E as pessoas e os animais continuaram cobertos por piolhos. Então os mágicos disseram ao rei: Foi Deus quem fez isso! Mas o rei continuou teimoso, como o Senhor tinha dito, e não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

A quarta praga: as moscas

O Senhor Deus disse a Moisés: Amanhã cedo, quando o rei for até a beira do rio, vá falar com ele e diga-lhe que eu, o Senhor, digo o seguinte: “Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar. Se você não deixar, eu mandarei moscas para castigar você, os seus funcionários e o seu povo. As casas dos egípcios ficarão cheias de moscas e o chão ficará coberto com elas. Mas naquele dia separarei a região de Gosém, onde mora o meu povo, para que ali não haja mosca. Este milagre vai acontecer amanhã. E assim fez o Senhor.

Então o rei chamou Moisés e Arão e disse: Vão oferecer sacrifício ao seu Deus, porém façam isso aqui mesmo no Egito. Moisés respondeu: Isso não daria certo, pois os animais que oferecemos como sacrifício ao Senhor, nosso Deus, são sagrados para os egípcios. Se eles virem a gente matar os animais que eles adoram, com certeza nos matarão a pedrada. Nós temos que caminhar três dias pelo deserto até chegarmos no lugar onde vamos oferecer sacrifícios ao Senhor, nosso Deus, como ele mesmo nos ordenou.

Se vocês não forem muito longe, eu os deixarei ir ao deserto oferecer sacrifícios ao Senhor, seu Deus. Orem também por mim. Mas ainda dessa vez o rei continuou teimoso e não deixou o povo ir.

A quinta praga: a morte dos animais

O Senhor Deus disse a Moisés: Vá falar com o rei e diga que o Senhor, Deus dos hebreus, diz o seguinte: “Deixe que o meu povo saia do pais a fim de me adorar. Pois, se você não deixar e continuar impedindo que ele vá, eu o castigarei com uma doença horrível, que atacará todos os seus animais, isto é, os cavalos, os jumentos, os camelos, o gado, as ovelhas e as cabras. Farei diferença entre os animais dos israelitas e os dos egípcios, e não morrerá nenhum animal dos israelitas. Farei isso amanhã.

E assim aconteceu, mas apesar disso o rei continuou teimoso e não deixou o povo ir.

Amanhã continuaremos a falar das outras pragas que estão por vir.


Perceberam a teimosia do rei? O preço que ele e o povo está pagando pelo coração endurecido? Reflita sobre este assunto e veja onde você se encaixa neste contexto. Será que o seu coração também não está teimoso? Toda atitude tem consequência! Pense nisso e até amanhã se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para um maior entendimento do “Estudo Diário”, se faz necessário começar com a postagem “Alimente a sua alma diariamente” e daí segui tema por tema. A cada dia é postado um tema da Bíblia, então um assunto complementa o outro. Combinado?